A proposta dos bancos foi de apenas 8,4% de reajuste, e negociação será retomada nesta sexta-feira.
Na negociação desta quinta-feira, 13 de outubro, os bancos chegaram a cogitar uma proposta de reajuste salarial de apenas 8,4%, conforme o Twitter do Sindicato noticiou em tempo real com exclusividade em todo o Brasil. Esse índice, no entanto, foi imediatamente rechaçado pelos sindicalistas bancários e nem chegou a se tornar uma proposta oficial. A reunião, que começou às 16h, foi suspensa às 20h e será retomada nesta sexta-feira, dia 14, às 10h, quando a greve completa 18 dias.
Os bancários de Niterói e Região fazem assembleia às 19h para votar uma possível proposta que possa surgir na negociação desta sexta.
Reuniões específicas com a Caixa Econômica Federal e com o Banco do Brasil, que estavam previstas para logo depois da negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), foram adiadas para esta sexta-feira. Essas duas reuniões acontecerão também em São Paulo.
Follow @bancariosnit
> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
“É fundamental que todos os bancários compareçam à assembleia desta sexta, porque ela pode ser decisiva”, observou o presidente do Sindicato, Fabiano Júnior, que participou da reunião com os bancos, em São Paulo. A assembleia será na futura sede do Sindicato: Rua Evaristo da Veiga, 37, Centro de Niterói (ao lado do Liceu Nilo Peçanha). O lucro dos bancos cresceu mais de 20% no primeiro semestre deste ano, chegando a R$ 27,4 bilhões somente nesses primeiros seis meses. Os bancários reivindicam 5% de aumento real mais a reposição da inflação.
A proposta cogitada pelos bancos na negociação de quinta-feira representa somente 0,93% de aumento real e além de não traz valorização do piso nem melhoria na Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Também não trouxeram proposta para a melhoria das condições de trabalho da categoria. Por isso a greve continua, e ontem já atingiu 9.254 agências e vários centros administrativos de bancos públicos e privados em todo país.
Somente nas quatro horas que durou a negociação de quinta-feira, o Twitter do Sindicato ganhou 153 seguidores e chegou a 846, pois ia postando informações em tempo real e foi o único em todo o Brasil a anunciar e confirmar, durante a reunião, que os representantes dos bancos haviam falado em reajuste de 8,4%. Depois da negociação, bancários de todo o Brasil parabenizaram o Sindicato de Niterói e Região, contando que acompanharam o desenrolar da negociação através do Twitter de Niterói e Região.
Foto: Jailton Garcia/Contraf-CUT