Movimento sindical bancário prepara Dia Nacional de Luta para esta quarta-feira (24)

Na próxima quarta-feira (24), bancários de todo país vão participar do “Dia Nacional de Luta #MenosMetasMaisSaúde”. As ações visam pressionar os bancos contra o modelo de gestão que atinge a saúde mental dos trabalhadores.

O evento está sendo organizado pelo movimento sindical bancário e acontecerá na véspera da quarta rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Comissão de Negociações da Federação Nacional dos Bancos (CN Fenaban), cuja pauta é saúde e condições de trabalho.

Realizada pela Secretaria de Saúde da Contraf-CUT, em colaboração com pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UNB), a pesquisa “Avaliação dos Modelos de Gestão e das Patologias do Trabalho Bancário” mostra que 80% dos trabalhadores bancários tiveram, pelo menos um, problema de saúde relacionado ao trabalho no último ano.

A pesquisa revela ainda que entre 2013 e 2020, foram registrados 20.192 afastamentos de bancários pelo INSS, com alta de 26,2% entre 2015 e 2020, percentual 1,7 vez acima do crescimento total de afastamentos registrados no país (de 15,4% no período), considerando todas as categorias.

Quanto ao total dos afastamentos acidentários por doenças mentais e comportamentais, os afastamentos de bancários correspondiam a 12% do total, em 2012, e a 25%, em 2022.

 

*Fonte: Contraf-CUT