Uma mesa de negociação sobre Diversidade e Segurança Bancária reuniu, nesta quarta-feira (28), representantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander e da direção do banco.
Na primeira parte do encontro, o banco apresentou suas iniciativas relativas à diversidade, focadas em ações de letramento, formação e comunicação.
Porém, os dirigentes sindicais solicitaram maior acesso dos trabalhadores às ferramentas e materiais disponibilizados pela empresa, a fim de ampliar o conhecimento, promover o debate e propor melhorias nos programas existentes.
A COE também cobrou transparência em relação à quantidade de empregados negros e à distribuição desses trabalhadores nos diferentes cargos e áreas da empresa.
Segurança bancária foi o tema da segunda pauta da reunião. O banco apresentou dados de 2025 apontando que não houve registro de sequestros no período.
Em relação a roubos, os dados do banco mostram que a maioria ocorreu na modalidade qualificada, geralmente de madrugada.
De acordo com as informações do Santander, 100% dos funcionários passaram por capacitação na área de segurança e houve uma redução de 99% nas perdas relacionadas a ocorrências.
*Fonte: Contraf-CUT