Sindicato consegue de volta, na Justiça, emprego de funcionária do Itaú/Banerj com 24 anos de banco. Na foto, Rita (segunda à esquerda) com os sindicalistas Haydée Rosa, Edilson Cerqueira e Cristina Andrade.
Rita de Cássia Marconi recuperou seu emprego na agência Niterói do Itaú/Banerj, onde foi admitida em fevereiro de 1980. A auxiliar administrativa tinha sido demitida sem justa causa em junho do ano passado, mas procurou o Departamento Jurídico do Sindicato e em novembro deste ano conseguiu sentença definitiva determinando sua volta ao banco.
A decisão do juiz Maurício Madeu, da 2ª Vara do Trabalho de Niterói, confirmou uma tutela antecipada que havia sido concedida em julho devolvendo o emprego a Rita. Trata-se de um instrumento jurídico que garante, em regime de urgência, uma decisão da Justiça até que saia a sentença final.
Para recuperar o emprego da bancária, o Sindicato comprovou que ela tem estabilidade porque sofre de doença adquirida no trabalho, a tendinite no membro superior direito, desde 1999. Rita continua afastada da agência porque faz tratamento no Centro de Reabilitação Profissional do INSS.