O livro “As Finanças do Dragão: o sistema financeiro chinês”, do bancário Marcelo Azevedo, será lançado no dia 7 de novembro, às 18h30, no Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões.
Baseado na tese de doutorado do autor, o livro aborda a evolução do sistema financeiro chinês, a partir do processo de abertura e reformas começadas em 1978.
Em 45 anos, o sistema evoluiu de um modelo de monobanco para se tornar o segundo maior do mundo. A obra é construída majoritariamente de documentos oficiais chineses.
Atualmente, o sistema financeiro da China está presente em quase todo o mundo, com diversos tipos de instituições, financiando obras em quase todos os continentes.
Iniciativas como a criação do novo Banco de Desenvolvimento do BRICS e o projeto Cinturão e Rota (Rota da Seda) também contam com a presença financeira chinesa.
O sistema financeiro chinês é um importante componente de quase tudo que produzido e exportado pela China. Para entender a China é preciso conhecer o seu sistema financeiro.
A sede do Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões fica na Rua Maestro Felício Toledo, 495 – sobreloja – Centro – Niterói.