A Jornada Nacional de Debates começou na última quarta-feira (9) e ocorre em capitais de 17 estados. O evento é promovido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais, com apoio do Labora – Fundo de Apoio ao Trabalho Digno.
O tema é “Trabalho, Meio Ambiente e Transição Justa – rumo à COP 30” e o evento faz parte da preparação da classe trabalhadora para o 1º de Maio e para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro de 2025, em Belém (PA).
Com o objetivo de construir propostas sólidas para serem apresentadas nas mesas de negociação e fóruns nacionais e internacionais ligados à COP 30, o encontro debate temas como geração de empregos verdes; requalificação profissional; políticas públicas para um desenvolvimento sustentável e impactos das mudanças climáticas nas populações mais vulneráveis.
Durante a abertura, a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, destacou que a pauta dos trabalhadores precisa ser ouvida.
“Nós temos um novo mundo do trabalho, mudanças intensas estão acontecendo e precisamos acompanhá-las, pois isso definirá nosso futuro”, afirmou Juvandia.
*Fonte: Contraf-CUT