Janeiro Branco: hora de cuidar da saúde mental

O Janeiro Branco é um movimento social que convida a sociedade a priorizar a saúde mental. Neste 2026, a campanha faz um chamado urgente: cuidar da mente precisa ser um compromisso coletivo.

“Paz, equilíbrio e saúde mental” é o tema deste ano, que aponta para a necessidade de desacelerar, reorganizar a vida emocional e fortalecer relações mais humanas.

Criada em 2014 e oficializada como lei federal em 2023, a campanha visa sensibilizar a sociedade sobre a importância de bem-estar psicológico, combater o estigma e estimular a busca por ajuda profissional.

A categoria bancária é uma das que registram maior número de afastamentos por doenças mentais relacionadas ao trabalho no Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), dados compilados pela plataforma Smartlab, mostram que gerentes de banco ocupam o segundo lugar e escriturários o terceiro no ranking de profissionais com mais pedidos de afastamento por transtornos mentais reconhecidos como doença ocupacional (B91) entre 2012 e 2024.

Segundo o INSS, o enquadramento como doença ocupacional (B91) ocorre quando a perícia médica reconhece que o problema de saúde tem relação direta com o trabalho.

No caso dos gerentes de banco, 37,76% dos 13 mil afastamentos foram classificados como B91 — a maior proporção entre as categorias analisadas. Já entre os escriturários, apenas 18,77% dos quase 23 mil casos tiveram o mesmo reconhecimento.

 

*Fontes: Instituto de Desenvolvimento Humano Janeiro Branco e Contraf-CUT