Itaú responde às reivindicações do GT de Saúde

O Itaú respondeu às reivindicações dos trabalhadores apresentadas na reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Itaú, no último dia 13.

Os temas em pauta foram clínicas médicas, fornecimento de atestados de saúde ocupacional, acesso a prontuários médicos e melhorias na folha de pagamento.

Sobre a qualidade no atendimento de algumas clínicas, o banco informou que descredenciou quatro unidades por não atenderem às necessidades dos funcionários e que pretende criar salas ocupacionais em diversos estados.

Em relação aos atestados de saúde ocupacional, o banco passará a fornecer os documentos originais, atendendo às exigências das perícias do INSS, caso contrário, permanece digital.

Também foi retirada a exigência de firma reconhecida no prontuário médico, bastando uma carta de próprio punho acompanhada de foto do crachá para que o trabalhador tenha acesso às informações.

Já em relação às folhas de pagamento, o Itaú informou que, a partir desse mês de agosto, o imposto de renda passará a ser retido no momento do pagamento, evitando descontos acumulados em uma única vez.

Quanto ao exame de retorno e às faltas injustificadas, o banco ressaltou que envia um e-mail ao trabalhador quando recebe a informação de alta.

Os dias entre a alta do INSS e a realização do exame deverão ser abonados pelo gestor. Para evitar atrasos, o banco também enviará notificações 15, 10 e 5 dias antes da alta.

 

*Fonte: Contraf-CUT