O Grupo de Trabalho (GT) de Saúde se reuniu com a direção do banco Itaú para discutir sobre algumas queixas apresentadas aos sindicatos pelos trabalhadores.
As principais reclamações estão relacionadas às convocações para Avaliação de Capacidade Laborativa (ACL), o funcionamento do canal de denúncias de assédio, dificuldades no IU Conecta, descontos no contracheque e o programa Linha de Cuidado, apresentado pelo banco.
O banco explicou que, no caso da ACL, as avaliações objetivam “entender o motivo do afastamento” e que seriam convocados apenas trabalhadores que já receberam alta do INSS ou aguardam novo benefício.
Já em relação ao canal de denúncias de assédio moral e sexual, a reclamação é quanto ao fluxo atual, onde o primeiro a ser ouvido é o denunciado. O banco prometeu debater possíveis ajustes.
Outra queixa dos trabalhadores diz respeito ao IU Conecta. Eles alegam dificuldades para anexar documentos. A explicação do banco é que a plataforma suporta apenas 2 megabytes por arquivo e que, quando há necessidade de enviar um novo atestado, só é possível anexá-lo após o encerramento do anterior.
*Fonte: Contraf-CUT