Itaú descumpre acordo e aumenta metas de atendimento

Mais uma vez o Itaú descumpriu acordos estabelecidos com os trabalhadores e aumentou as metas nos contratos dos funcionários ligados à Diretoria de Canais de Atendimento (DCA), os chamados agentes de atendimento e solução. Bancários criticam as mudanças unilaterais que aumentaram a carga de trabalho e a pressão por resultados.

 

As metas de aderência, tempo em que o trabalhador está atendendo ou disponível para atender ligações, foi aumentado de 92,6% para 97,8%, deixando o tempo para descanso comprometido e prejudicando até mesmo as idas ao banheiro. Além disso, as mudanças não foram discutidas nem com os funcionários, nem com o movimento sindical, demonstrando a intransigência do banco.

 

Em uma reunião em fevereiro, o Itaú havia se comprometido a realizar alterações para melhorar a qualidade de vida dos agentes, mas, na prática, o que aconteceu foi exatamente o contrário. Em menos de três meses, o banco mudou os contratos, prejudicando os funcionários. A atitude piora as condições de trabalho.

 

Os dirigentes sindicais cobram que a nova gestão que assumiu a DCA há pouco tempo não repita as práticas da anterior, que respeite os trabalhadores e que busque diálogo com os representantes dos trabalhadores.

 

Fonte: Seeb/SP