IPVA: não caia no golpe do falso boleto

 

O pagamento do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) já começou. Com isso, criminosos também se aproveitam para aplicar golpes e lesar os contribuintes, enviando falsos boletos às vítimas, segundo alerta dos órgãos de defesa do consumidor.

 

Vale ressaltar que os proprietários de veículos no Estado do Rio de Janeiro devem emitir a guia de pagamento do IPVA 2023 no Portal do IPVA da Secretaria de Estado da Fazenda ou no site do Bradesco.

 

Em geral, os falsos boletos são enviados por e-mail, link em mensagens de texto e até pelos Correios. O suposto documento é muito parecido com o original, com logotipos e informações que parecem ser de um órgão oficial.

 

Além disso, existem casos em que os criminosos se aproximam das vítimas por meio de telefonemas ou mensagens de uma pessoa que se faz passar por um funcionário do governo ou do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

 

Disfarçado, o golpista “avisa” à vítima que ela está atrasada no pagamento do IPVA 2023 e pede o pagamento imediato para evitar complicações. Em seguida, solicita informações pessoais ou financeiras, ou que a vítima envie dinheiro por transferência bancária ou cartão de crédito.

 

Se não estiver atenta, a pessoa acaba caindo no golpe e enviando dinheiro para os criminosos.

 

*Com informações do Infomoney