Secretaria de Saúde levou assistentes sociais do INSS e médicos peritos para tirar dúvidas dos bancários sobre Previdência e problemas de saúde.
A Secretaria de Saúde do Sindicato reuniu bancários de Niterói e Região – a maioria afastada das agências por licença médica – na reunião, dia 16, sobre Previdência Social. Houve esclarecimentos de assistentes sociais do INSS e de médicos-peritos, e os bancários puderam tirar dúvidas e até fazer denúncias.
A assistente social Gláucia Cantarino abriu a reunião explicando o que é a Previdência hoje e qual o seu papel com a sociedade. Dilma Crispiano, também assistente social, falou em seguida sobre os direitos dos segurados, como os benefícios previdenciários, auxílio-doença, acidente de trabalho, auxílio-acidente e aposentadorias. Os médicos Emmanoel Andrade e Mário Ribeiro, depois, esclareceram sobre laudos, exames e as perícias que concedem o benefício.
Muitos bancários da Região dos Lagos reclamaram das perícias médicas nos postos do INSS em Cabo Frio e Araruama. Segundo os bancários, os peritos daqueles postos destratam os segurados e insinuam que eles não tem problema de saúde sem fazer a avaliação necessária. Além disso, eles têm convênio com os planos de saúde dos bancos, o que compromete a imparcialidade nas vistorias.
Bancários de Maricá e do Bairro de Fátima (Niterói) também denunciaram problemas nos postos. Os especialistas do INSS recomendaram que os bancários prejudicados peçam nova vistoria.