A articulação política do movimento sindical pode fazer com que os bancários sejam considerados como público prioritário na vacinação contra o novo Coronavírus. Uma Indicação ao Poder Executivo protocolada junto ao Ministério da Saúde pelo deputado federal Ricardo Silva (PSB/SP) solicita que os bancários sejam incluídos como prioridade no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19.
Para o parlamentar, vacinar os bancários preserva a vida não só dos profissionais, mas também de familiares e de clientes dos bancos. “Tais profissionais executam suas essenciais atribuições mediante amplo contato com um grande número de pessoas, fato este que, além de expô-los demasiadamente ao contágio, o tornam potenciais propagadores involuntários do aludido vírus”, pontuou o deputado no documento entregue.
“Em janeiro, além do documento já protocolado, reunirei diretamente com a cúpula do Ministério da Saúde. Estou confiante, pois se trata de medida extremamente necessária. Os bancários estão, literalmente, na linha de frente. Atividade de alto risco, já que o profissional atende o público em local fechado, geralmente sem ventilação externa e se expõe à possibilidade real de contaminação pelo novo coronavírus. O bancário é a ferramenta direta que faz girar a economia”, acredita Ricardo.
Vale lembrar que, desde o início da pandemia, o movimento sindical vem batalhando junto à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) por medidas que preservem a vida dos bancários. Regulamentação do teletrabalho, garantia de fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como máscaras e álcool-gel, acordos de não demissão durante a pandemia, dentre outros, foram medidas solicitadas pelo Comando Nacional da categoria em mesas de negociação.