Nesta quarta-feira, dia 28, todas as 15 agências do banco inglês em Niterói e Região estão fechadas ao público, em repúdio à resposta negativa da direção de melhoria na PLR.
Nesta quarta-feira, dia 28, todas as 15 agências do banco inglês em Niterói e Região estão fechadas ao público, em repúdio à resposta negativa da direção de melhoria na PLR, na semana passada, e pelo pagamento, ontem, da verba dentro dos limites do balanço, onde há provisionamentos excessivos. Os bancários do HSBC exigem negociações e respeito.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
> Acompanhe as notícias do Sindicato no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
Além da paralisação, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) aprovou um calendário de atividades para denunciar a manobra aos clientes e à população. Entre elas estão previstos protestos, como o Dia Nacional de Luto, na próxima sexta-feira, véspera do feriadão de Finados, com todos os bancários vestidos de preto. Estas manifestações têm como objetivo atingir a imagem do banco que diz respeitar os empregados, mas que age de maneira oposta.
Bônus para executivos
O HSBC lucrou R$ 2,1 bilhões no primeiro semestre, o que possibilitaria o pagamento da PLR plena. No entanto, utilizou-se de uma manobra contábil, lançando cerca de R$ 1,9 bilhão como Provisões para Devedores Duvidosos (PDD), reduzindo o resultado final. O artifício foi utilizado para tentar justificar a redução da PLR. Apesar disto, os bônus para os executivos foram astronômicos, refletindo o lucro que o banco realmente teve. Em 2006, a empresa também tentou reduzir o valor da PLR. Com as mobilizações, o Sindicato conseguiu reverter a situação e garantir a PLR plena.