Os vereadores se mostraram indignados com a postura do banco de fechar agências no município e consideraram que a atitude está na contramão do desenvolvimento da cidade. Veja o vídeo.
Mesmo convidado pela Câmara dos Vereadores e pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Procuradoria do Município, o HSBC não compareceu à audiência pública convocada pelos vereadores Malos Costa (PT) e Miguel Moraes (PT). O banco se limitou a responder o convite, apresentando a justificativa para o fechamento da agência: a redução drástica do número de correntistas provocada pela perda das contas da prefeitura.
Veja abaixo o vídeo da audiência.
Os vereadores se mostraram indignados com a postura do banco de fechar agências no município e consideraram que a atitude está na contramão do desenvolvimento da cidade, que vem crescendo rapidamente em função de muitos fatores,entre eles, a criação do Complexo Petroquímico. Foi considerado que o HSBC desprestigiou a Câmara dos Vereadores e os parlamentares já estudam uma maneira de fazer uma convocação formal ao banco para uma Audiência Privada, com a presença dos vereadores e de representantes do Sindicato dos Bancários de Niterói.
A Federação foi representada na audiência pelo presidente, Fabiano Júnior. O Sindicato de Niterói se fez representar pelo presidente, Jorge Antonio de Oliveira e por Edílson Cerqueira. Uma bancária que foi demitida pelo fechamento da agência, Sabrina Mendonça, também participou da audiência, compondo a mesa. O dirigente da Contraf Rubens Branquinho, da base do Seeb-Niterói, também compareceu e destaca a postura discriminatória do banco: “Enquanto os outros bancos ampliam o número de agências na cidade, o HSBC reduz. Ao mesmo tempo, abre cinco novas unidades Premier em bairros do Rio de Janeiro e em Macaé, regiões com potencial de clientes com maior poder aquisitivo”. Já o vereador Marlos Costa, que convocou a audiência, não poupou o banco britânico. “O HSBC faz parte do citado grupo formado por “Brancos de olhos azuis” responsável por essa crise mundial”, destacou.
Fonte: Unidade, boletim da Federação dos Bancários dos Estados do Rio e Espírito Santo