Bancários de Niterói e Região repudiam proposta de 4% e acompanham a maioria dos colegas no País. Assembléia hoje, às 18:30h, reavalia a decisão.
Na Assembléia de ontem, 5/10, os bancários de Niterói e Região, por ampla maioria, reafirmaram a aprovação do indicativo do Comando Nacional, já votado na semana anterior, de greve por tempo indeterminado, a partir de hoje, quinta-feira, 6 de outubro, em virtude de não haver nenhum fato novo nas negociações com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), que continua apresentado a proposta de 4% de reajuste, um percentual abaixo da inflação dos últimos 12 meses.
Tendo em vista que o Sindicato têm 46 diretores e em sua base, onde se localizam 16 municípios, há 164 agências e considerando que poucos bancários têm se apresentado para colaborar nos comitês de convencimento, a Assembléia também aprovou a concentração do movimento de hoje a partir dos bairros de Icaraí, Santa Rosa, São Francisco e Região Oceânica, em Niterói, além de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.
Nas demais regiões, a responsabilidade pela paralisação ficou a cargo dos funcionários, delegados sindicais e suplentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, que devem, em princípio, garantir a paralisação em seus bancos, e, se possível, auxiliar no fechamento das agências dos bancos privados.
Os bancários que tiverem organização para a paralisação devem buscar orientação e apoio do Sindicato através do telefone (21) 2717-2157.
A Assembléia também aprovou a proposta paralela de PLR apresentada pela direção do BB, apesar de a mesma ter se comprometido a seguir o Acordo Fenaban (bancos privados) que ainda não está fechado em nenhuma cláusula. Os funcionários do BB ainda rejeitaram a realização imediata de um plebiscito sobre a PP (Parcela Previ), um redutor de aposentadorias, além de reivindicarem uma revisão imediata na dotação das agências e um estudo sobre a possibilidade de descontos em favor da Previ e da Cassi, as caixas de previdência e assistência do funcionalismo do BB, sobre os valores da PLR que vem assumindo um peso cada vez mais crescente na renda dos bancários, mas não que se reflete em outros direitos, como o da aposentadoria.
Assembléia hoje, quinta-feira, 6/10, às 18h30, no Sindicato dos Rodoviários (Rua Marechal Deodoro 74, Centro, Niterói), avalia o movimento em Niterói e Região e em todo o Brasil e vota a continuidade ou não do movimento amanhã, sexta-feira, dia 7.
Até o final desta edição, apenas não haviam aprovado a greve sindicatos de quatro capitais (Brasília, Florianópolis, Rondônia, Roraima) e 17 do interior.
No Estado do Rio e no Espírito Santo, base da nossa Federação, a segunda maior do País, todos os sindicatos aprovaram a greve.