Funcionários sem CPA recebem advertências no Itaú

Os funcionários do Itaú foram pegos de surpresa na última semana com mudanças nas regras do banco sobre como alertar os funcionários que não possuem a Certificação Profissional Anbima (CPA).

O banco, antigamente, aplicava uma medida orientativa e concedia um prazo de 60 dias para realização do exame, caso o trabalhador não tivesse a certificação e nunca tivesse feito a prova.

Se o funcionário não realizasse a prova nesse período, recebia uma advertência e um novo prazo de 60 dias. Se mesmo assim não realizasse a prova, era advertido novamente e tinha mais um prazo de 30 dias. No final deste prazo, se o funcionário não obtivesse a certificação, era demitido.

Através da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a Comissão de Organização dos Empregados (COE) enviou ofício ao Itaú solicitando a suspensão dessas advertências e uma reunião com o banco.

Segundo o Itaú, já houve tempo suficiente para os funcionários obterem a certificação, que é obrigatória para todos os que trabalham com clientes, independente das regras do Banco Central.

“Acreditamos que essa medida é muito injusta, pois cada caso deve ser avaliado individualmente. Trabalhadores com problemas de saúde ou em licença-maternidade não podem ser punidos!”, afirmou Valeska Pincovai, coordenadora da (COE) do Itaú.

 

*Fonte: Contraf-CUT