Estudo do Ipea revela que foram fechadas 1.688 agências bancárias no Brasil entre 1990 e 2007, aumentando a concentração, gerando mais filas (foto) e piorando o atendimento.
Um estudo divulgado dia 7 de abril pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) revela que foram fechadas 1.688 agências bancárias no Brasil entre 1990 e 2007. Com isso, houve maior concentração bancária e aumento da população por agência, gerando mais filas (foto, no Itaú do Barro Vermelho), piorando a qualidade do atendimento e sobrecarregando os bancários, com consequências dramáticas para a saúde física e mental.
O estudo mostra também que há banco estrangeiro cobrando pelo crédito no Brasil quase dez vezes mais que no país de origem. Esse absurdo é facilitado pela concentração bancária. Em 2007, segundo o Ipea, o Brasil possuía somente 156 instituições bancárias, enquanto a Alemanha registrou 2.130 bancos e os Estados Unidos tinham 7.282 bancos.
Clique aqui
para saber mais sobre o estudo do Ipea e baixe o anexo com a íntegra do trabalho no link “Leia o Comunicado da Presidência nº 20”, abaixo do texto principal.