Facebook

Agora o Sindicato dos Bancários de Niterói e Região, pioneiro na utilização de mídias sociais como Twitter e Orkut, criou um perfil no Facebook (clique aqui para conhecer). O Facebook é a rede social mais usada em todo o mundo e somente no Brasil perde para o Orkut. Mas cresce em ritmo muito superior, e especialistas já acreditam que o Facebook será líder no Brasil ainda em 2011.

Em janeiro de 2011, a penetração do Facebook internautas brasileiros era 47% – um ano antes, a fatia do Facebook era de 21,9%. O Orkut segue na liderança, presente na vida de 70% dos usuários de internet no Brasil – uma queda em relação a janeiro de 2010, quando atraía 74% dos internautas brasileiros. Em 2010, o Facebook cresceu 278%, alcançando 12,11 milhões de visitas únicas no Brasil. No mesmo período, o Orkut também evoluiu no país, mas bem menos: 28%, com 31,27 milhões de visitas únicas.

> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.

No mundo, o Facebook registrava 665 milhões de usuários em março de 2011. Desse total, 80 milhões entraram nos últimos três meses. Quase 16 milhões dos usuários estão no Brasil – A grande maioria dos brasileiros que estão no Facebook tem de 18 a 34 anos; 54% deles são mulheres 65 milhões de usuários do Facebook estão na América do Sul (de acordo com dados coletados em 16 de fevereiro).

No Twitter, liderança nacional em números proporcionais

No Twitter, a famosa rede de microblogs com posts de 140 caracteres, o Sindicato dos Bancários de Niterói e Região tem o segundo maior número de seguidores do Brasil, entre os sindicatos de bancários. São mais de 500 pessoas que lêem em primeira mão as informações postadas a cada hora. Essa quantidade é menor apenas que a do Sindicato de São Paulo, onde trabalham aproximadamente 150 mil bancários. Por isso, proporcionalmente ao número de bancários na base, o Twitter do Sindicato é o maior do Brasil, ultrapassando os 15%.

A organização niteroiense é pioneira no Brasil entre os sindicatos bancários no uso dessas mídias sociais, criadas em maio de 2009 e apresentadas dois meses depois na Conferência Nacional de Comunicação dos Bancários, em São Paulo.

O site do Sindicato também tem apresentado crescimento marcante. a ferramenta Google Analytics registrou aumento de 107,55% na comparação entre as páginas do Sindicato visualizadas em fevereiro deste ano e as visualizadas em fevereiro do ano passado. O número de visitantes, na mesma comparação, cresceu 93,91%. O Twitter ajudou muito nesse crescimento, porque muitas notícias em primeira mão postadas no microblog remetem a informações complementares publicadas anteriormente no site. Os bons resultados do Sindicato na Internet foram tema de uma reportagem recente no site da Federação dos Bancários dos Estados do Rio e Espírito Santo (veja aqui).

Youtube, fotos e torpedos no celular

O Sindicato também possui um canal no Youtube, álbuns de fotos no Picasa e uma comunidade no Orkut para enquetes e discussões, com 86 integrantes. E mais: 2.491 pessoas se cadastraram para receber notícias por e-mail e 1.228 fizeram registro para receber informações urgentes por torpedo, no celular. Os dois cadastros podem ser feitos rapidamente no site, na sessão “Cadastre-se“, do canto superior à direita.

Algumas curiosidades sobre os hábitos dos visitantes do site do Sindicato também são apresentadas pelo Google Analytics. A maior parte das visitas é feita à noite e de segunda a sexta-feira. Cada visitante permanece no site dois minutos e meio, em média, e lê quatro notícias. Também chama a atenção o crescimento dos acessos feito por celular: no mês de fevereiro, foram 52 visitas por iPhone e 37 visitas por Android. O ranking dos dispositivos móveis em fevereiro prossegue depois com celulares Symbian (8), iPod (4), BlackBerry (2), Nokia (4) e iPad (1). Esses tipos de celular podem acompanhar também o Twitter, a qualquer momento, em qualquer lugar.