Encontro Estadual do BB: campanha para novas conquistas deve ser de todos

A Cassi tem que continuar a ser solidária e a Previ superavitária. Ajuste fiscal pode significar cortes no BB. Lucros dos últimos anos abre caminho para avanços

Às vésperas do Encontro Estadual dos Funcionários do Banco do Brasil, poucas ECOA’s enviaram sugestões de propostas para a campanha salarial específica do BB. No dia 30, quando o Encontro aconteceu, poucos funcionários apareceram. Houve até quem mandasse mensagem para um colega que foi, ironizando sua presença, já que o esperto remetente estava na praia. E o bobo em um evento sindical. O bobo estava tentando melhorar a vida dele. E o esperto deixando a vida o levar.

Alguém dirá que o trabalho no banco durante a semana é estressante e que, no final de semana, o bancário quer mais é relaxar… É verdade!… Mas, também é verdade que o Sindicato só convoca os bancários para reuniões nos finais de semana uma vez ou outra por ano… E esse Encontro terminou a uma da tarde… Quantas vezes você já chegou sábado na praia ou em uma festa às duas da tarde?…

Alguém dirá que o Sindicato está ligado à CUT, que está ligada ao PT, que está ligado a Lula e Dilma, e que, depois do Mensalão e do Petrolão, eles não me representam mais… A lógica tem sua razão de ser… Mas, se o Sindicato não te representa mais, quem te representa?… Quem vai tentar acabar com as metas abusivas e o assédio moral que leva às operações fora das normas, adoecimentos, descomissionamentos, demissões?… Seu chefe, seu gerente, sua regional, sua estadual, a direção geral, as redes sociais estão tentando te ajudar nisso?… São eles que te representam agora?… Ou será que você acha que as coisas vão melhorar sem ninguém te representar?…

O Sindicato somos nós, lembra?… Uma campanha não pode ser só do Sindicato… O Sindicato informa, convoca, debate, orienta. Quem decide são os bancários. São esses que fazem as coisas acontecerem… Ou não!… Moral: ou você se mexe ou nada acontece.

Então, vamos começar a informar… O Encontro Estadual BB-RJ teve palestras da Comissão de Empresa sobre o corte de R$ 1 bi nos gastos do Banco do Brasil e o lucro do Banco; da Cassi sobre o déficit crônico do Plano de Associados e as propostas da direção do BB para superar isso com um fundo de ações na BB-DTVM; e da Previ, sobre a continuidade do superávit da Caixa de Previdência em meio à crise, mas também demonstrando a redução dessa rentabilidade nos últimos semestres.

Além disso, o Encontro Estadual definiu os delegados do Estado do Rio que irão à Conferência Nacional dos Funcionários do BB, em junho, em São Paulo. Entre os eleitos estão Fernando Cruvello (PSO Niterói) e Alexandre Lopes (BB Saquarema), que representarão Niterói e Região neste evento.

Nos próximos informativos falaremos mais sobre as palestras e nossas propostas 2015.