A reunião de negociação entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) e os representantes da direção da Caixa Econômica Federal, realizada nesta sexta-feira (12) tratou de temas como teletrabalho e jornada de trabalho.
A representação dos empregados cobrou a presença de representantes da Funcef, fundo de pensão dos trabalhadores, na mesa de negociações. Segundo uma pesquisa realizada pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), os empregados estão insatisfeitos com a proposta elaborada pelo banco e a Funcef para o equacionamento dos déficits do plano.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) vai enviar um ofício à Caixa cobrando para que as questões que envolvam a Funcef sejam tratadas em mesa de negociação.
O movimento sindical também cobrou respostas para as questões apresentadas nas negociações anteriores: emprego e carreira. Os empregados querem novas contratações de bancários concursados e o fim das chamadas “funções minuto”.
Em relação à jornada de trabalho, a Comissão pediu uma solução para o banco de horas negativas.
Caixa Asset
Antes do início da reunião, a representação dos empregados falou sobre a denúncia de destituição de empregados, que cumpriram normas técnicas por não aceitação de propostas. A notícia foi veiculada nesta sexta-feira (12) pelo jornal O Globo e ainda está sendo apurada. Mas a CEE cobrou da Caixa um posicionamento, pois o assunto envolve o nome da Caixa e a credibilidade dos empregados.