Em reunião com GT, Caixa apresenta dados da promoção por mérito paga este ano

 

Dando continuidade às negociações para definição dos critérios para pagamento dos deltas do período 2023-2024 às empregadas e empregados do banco, o Grupo de Trabalho de Promoção por Mérito da Caixa Econômica Federal voltou a se reunir, nesta terça-feira (27).

 

Os critérios são debatidos todos os anos pelo GT formado por representantes do banco e dos trabalhadores. O banco apresentou os dados do pagamento dos deltas referentes a 2022, recebidos pelos trabalhadores no ano corrente.

 

O coordenador da representação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), João Paulo Pierozan, ressaltou que os debates ainda estão no início. Segundo ele, este ano as negociações começaram mais cedo, permitindo que as empregadas e empregados tenham mais tempo para conquistar os objetivos que forem definidos.

 

“Pedimos que o banco nos apresentasse os dados do pagamento efetuado neste ano para que a gente pudesse balizar as reivindicações de mudanças, mas ressaltamos que é importante que a Caixa traga também informações sobre a proporção de utilização do teto limite para que a gente consiga avaliar melhor e veja a possibilidade de ampliação dos valores pagos aos empregados”, explicou Pierozan.

 

Promoção 2022-2023

 

Todos os empregados e empregadas que cumpriram os critérios definidos receberam um delta referente à promoção por mérito de 2022. Foram excluídos os que trabalharam menos de 180 dias em 2022 (1.752 empregados); que tinham alguma penalidade de suspensão (79); registro de censura ética (1); teve uma ou mais falta injustificada (718); ou estavam com contrato de trabalho suspenso na data do pagamento (139).

 

Os 3.446 empregados que chegaram ao teto da carreira não recebem o delta distribuído linearmente a todos os demais. Alegando problemas de orçamento, em 2023, a Caixa distribuiu apenas um delta linearmente e não distribuiu o segundo delta da promoção por mérito de 2022.

Entre todos que receberam a promoção, 6% eram chefes de unidade, 24% de média gestão, 45% de função técnica e 25% sem função gratificada. Com relação ao local de trabalho, 72% dos que receberam trabalham na rede de agências, 20% em filiais e 8% na matriz.

 

Premissas da Caixa

 

A Caixa realizou algumas pesquisas no mercado para saber como são feitas as promoções por mérito em outras empresas e apontou algumas das premissas utilizadas, como:

 

  • Reconhecimento aos empregados que mais se destacaram;
  • Incentivo à busca pelo desenvolvimento profissional;
  • Impulso ao crescimento estratégico;
  • Manutenção do equilíbrio financeiro da instituição.

O banco apontou algumas inspirações que podem ser utilizadas na promoção por mérito da Caixa, entre elas:

 

  • Reconhecimento do empregado que busca seu desenvolvimento profissional;
  • Valorização de princípios sustentáveis, com equilíbrio de aspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais, para atender necessidades de todas as gerações;
  • Humanização das relações de trabalho, com inclusão e respeito às diversidades;
  • Estímulo à criatividade, à cultura empreendedora e às competências.

A próxima reunião está agendada para o dia 13 de julho, às 10h30.

 

*Fonte: Contraf-CUT