Principal agência do HSBC em Niterói foi paralisada das 9h às 11h em protesto contra os cortes que o banco vem promovendo. Durante a atividade, os sindicalistas descobriram que a agência estava há dois dias sem água, o que piorava ainda mais o atendimento e fragilizava a segurança. Devido à forte pressão, o problema foi solucionado imediatamente.
A principal agência do HSBC no Centro de Niterói, ao lado do Plaza Shopping, fez paralisação das 9h às 11h no dia 18. Era a manifestação do Sindicato pelo Dia de Luta pelo fim das demissões e por melhores condições de trabalho no HSBC, prevista em calendário nacional. Foi distribuída carta aberta à população, explicando que o banco insiste em colocar trabalhadores na rua mesmo numa situação em que há carência de pessoal nas unidades. Isso aumenta ainda mais a carga de trabalho dos bancários que ficam no banco, que acabam sendo forçados a extrapolar suas jornadas. Sem falar no prejuízo aos clientes, que, por falta de pessoal, são obrigados a enfrentar filas imensas.
Durante a atividade, o Sindicato descobriu que a agência estava há dois dias sem água e iniciou pressão para solução imediata ou continuidade da paralisação por tempo indeterminado. O banco logo comprou uma pipa d’agua e resolveu o problema. Os funcionários estavam tendo que usar o banheiro do Plaza Shopping, que fica ao lado da agência. Isso prejudicava a segurança dos bancários e mais ainda a qualidade do atendimento, pois até o caixa ficava fora da agência por muito mais tempo. O banheiro chegou até a ser lavado com agua mineral.
Clientes e funcionários aprovaram a atividade, que também teve como objetivo, além de cumprir o calendário nacional, de exigir contratação para o excesso de jornada de trabalho que nesta agência esta com condições sub-humana. Uma funcionária recentemente se licenciou, pois quando trabalhava um nódulo surgiu em seu punho, devido ao excesso de trabalho. O Sindicato está intensificando esta luta para extingüir as sucessivas postergações da direção do HSBC.