Diretores do Seeb-Niterói realizam ato contra ampliação do horário de atendimento do Itaú

Sindicato defende dois turnos de trabalho sem redução dos salários e mais contratações.

Diretores do Sindicato dos Bancários de Niterói e região realizaram uma manifestação na portas das agências do Itaú programadas para ampliar o horário de atendimento nesta segunda-feira, 29 de outubro. A medida é arbitrária e não conta com o respaldo das entidades sindicais. Em Niterói duas unidades estão programadas para funcionar até às 19 horas. São elas: Agência Itaú Barcas e Agência 0059, todas as duas localizadas no corredor da Avenida Amaral Peixoto, no centro da cidade.

A direção da entidade alega que o procedimento é uma afronta aos trabalhadores e repudia a atitude arbitrária do banco. O Sindicato defende que, para que haja uma ampliação do horário de atendimento aos clientes, o Itaú terá que contratar novos funcionários e realizar a escala de trabalho em dois turnos sem redução dos salários. Os representantes da categoria exigem o cumprimento da jornada de seis horas diárias de trabalho conforme a CCT e a CLT. Caso ultrapassem suas cargas horárias eventualmente, que o banco respeite as regras da hora extra na CLT.

“Muitos destes funcionários foram pegos de surpresa e terão que se adaptar à força ao projeto do banco. É um desrespeito à família do bancário. É não permitir que os trabalhadores que se qualificam ou estudam completem seus trabalhos. Quem faz faculdade a noite terá que trancar matrícula. O Itaú dá demonstrações claras que quer escravizar seus funcionários, prova disso foram as mais de 13 mil demissões nos últimos 15 meses. Faremos manifestações e impediremos que os bancários sejam explorados e podemos paralisar agências caso as gerências insistam no assunto”, desabafou Jorge Antônio Porkinho, diretor do Seeb-Niterói.

Uma reunião está agendada entre a direção do banco e a COE – Comissão de Organização dos Empregados do Itaú para o próximo dia 06 de novembro em São Paulo. Num primeiro encontro em setembro o projeto foi duramente criticado pela forma unilateral e sem transparência como o Itaú está implantando a medida. Os dirigentes sindicais apontaram os inúmeros prejuízos que o programa trará aos bancários no país todo e advertiram que, somados com os outros problemas que ocorrem no Itaú, principalmente as demissões, será o banco onde as paralisações deverão se intensificar.

Os representantes do banco informaram que 167 agências (66 em shoppings e 101 em corredores) já estenderam o horário. Nos shoppings, o horário passou das 12h às 20h. Nos corredores, as agências do Itaú têm agora dois horários diferentes: umas das 9h às 16h, outras das 12h às 19h. A medida está em vigor desde o dia 27 de agosto e o objetivo do banco é chegar a 1.500 agências com horários ampliados em todo o país.

Outro fato curioso é que em Niterói há uma movimentação ainda mais estranha. O discutido, a princípio, era que o funcionamento seria de 12hs às 19hs, com os caixas cumprindo as seis horas. Mas, em Niterói, a circular divulga o horário de 11hs às 19hs, o que vai extrapolar as horas dos caixas.

O Sindicato promete acompanhar todos os dias as movimentações das duas agências que implantarão os programas e afirma, que se necessário, paralisará as atividades das unidades.

Seeb-Niterói


> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.