O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) protocolou ofício junto ao Ministério da Saúde solicitando que os trabalhadores e trabalhadoras do setor bancário sejam incluídos no Plano Nacional de Imunização contra a Covid. O documento endereçado ao Ministro Queiroga foi enviado na última quarta-feira (31).
De acordo com o parlamentar esses profissionais desenvolvem serviço essencial para a população e não pararam desde o início da Pandemia, atendendo diretamente ao público e, inclusive, auxiliando na execução de políticas públicas de caráter social.
“A categoria bancária tem passado por momentos de forte apreensão ao prestar o serviço de atendimento à toda a população, porém, receosos pela preservação de sua saúde e de seus entes familiares próximos. Somado a isto, as instituições bancárias no país inteiro enfrentam situações em que contingentes de clientes, usuários dos serviços bancários e beneficiários das políticas públicas buscam atendimento nas agências bancárias e propiciam aglomerações”, destaca Paulo Pimenta.
Sindicato vai acionar prefeitos
O Sindicato dos Bancários de Niterói e região vai acionar os prefeitos dos 16 municípios solicitando a prioridade na vacinação para os trabalhadores do ramo financeiro. A entidade entende que os decretos municipais não têm contemplado com o fechamento as agências bancárias, por serem consideradas serviços essenciais.
A exemplo de outros setores essenciais e que estão recebendo a vacina contra a Covid-19, o Sindicato afirma que a categoria bancária também sofre a mesma exposição ao vírus atendendo milhares de pessoas diariamente nos bancos. Portanto, os bancários também devem ser considerados como prioritários na vacinação para continuidade da oferta do serviço à população.