A defesa dos empregos será o tema da reunião desta quarta-feira (26) entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
A mesa “Trabalho” faz parte das negociações da Campanha Nacional de 2024, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.
Juvandia Moreira, coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), ressaltou que a categoria precisa estar mobilizada para conseguir um bom acordo coletivo.
Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostram que apesar dos lucros bilionários, nos últimos cinco anos, os bancos fecharam 3,2 mil agências em todo o país (88% delas de estabelecimentos privados). No mesmo período, houve uma redução de 20,7 mil postos de trabalho bancário.
Só em 2023, segundo Juvandia, os bancos registram um crescimento de 5%, em comparação ao ano anterior, tendo registrado um lucro líquido de R$ 145 bilhões no período.
Os avanços tecnológicos e o impacto da Inteligência Artificial (IA) farão parte dos debates.
“Acreditamos que é possível que a revolução tecnológica pode ocorrer com a defesa dos empregos”, afirmou a dirigente.
*Fonte: Contraf-CUT