Marcial Maiato representou os bancários de Niterói e Região. Sindicato tem hoje 2.487 pessoas cadastradas para receber e-mails, 1.227 para torpedos, 449 amigos no Orkut e 447 no Twitter.
O Sindicato participa do Coletivo de Comunicação da CUT-RJ, que foi lançado dia 17 com sindicalistas de 14 categorias. Devido às férias do diretor de Comunicação do Sindicato, Heber Mathias, os bancários de Niterói e Região foram representados por Marcial Maiato (foto), integrante da Diretoria Administrativa que sempre tem acompanhado as questões de comunicação.
A necessidade da utilização de mídias sociais – como Twitter e Orkut, nos quais o Sindicato dos Bancários de Niterói e Região é pioneiro no País – foi um dos principais temas discutidos nessa primeira reunião do Coletivo de Comunicação da CUT. Também se refletiu sobre a importância de os sindicatos investirem constantemente em comunicação eletrônica, audivisual e na constante qualificação de seus profissionais de comunicação. Tudo isso fortalece a participação das impressas sindicais cutistas na luta pela democratização das comunicações no país.
> Saiba tudo na hora seguindo o Sindicato no Twitter.
> Seja amigo do Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
O Sindicato iniciou em maio de 2009 o uso de redes sociais online como Twitter, Orkut, Youtube, fotos Picasa, Google Buzz, Google Agenda e Feed/RSS. Além disso, há também um serviço de cadastro para recebimento newsletter eletrônica (e-mail com índice das mais recentes notícias) e de informações urgentes por torpedo grátis (SMS no celular). Hoje o Sindicato tem 2.487 pessoas cadastradas para receber a newsletter, 1.227 cadastros para recebimento de informações no celular, 449 amigos no Orkut e 447 seguidores no Twitter. O jornal impresso que é entregue nas agências, Tribuna Bancária, vai completar 52 anos em julho e também pode ser “folheado” no site do Sindicato (experimente aqui).
Dois meses depois de lançar essas iniciativas, o Sindicato apresentou suas ações pioneiras na Conferência Nacional de Comunicação dos Bancários, em São Paulo. Alguns meses depois, o exemplo de Niterói no Twitter passou a ser seguido pela Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo (o maior do Brasil) e por vários outros sindicatos bancários em todo o país.
As reuniões do Coletivo de Comunicação da CUT -RJ serão mensais, e a próxima já está marcada para o dia 24 de março. Um seminário sobre comunicação está previsto para junho (a data ainda será avaliada de acordo com o calendário dos sindicatos). O coletivo estará sempre aberto a todos os dirigentes e profissionais de comunicação dos sindicatos, federações e oposições cutistas.
Foto: Nando Neves