Conferência Nacional terá 10 de Niterói

Os bancários de Niterói e Região terão 10 representantes na Conferência Nacional, que vai reunir 695 bancários de todo o Brasil em São Paulo, entre 29 e 31 de julho.

Os bancários de Niterói e Região terão direito a 10 representantes (nove delegados e um observador) na Conferência Nacional dos Bancários, que vai reunir 695 bancários de todo o Brasil em São Paulo, entre os dias 29 e 31 de julho. As vagas foram definidas na 13ª Conferência Interestadual dos Bancários dos Estados do Rio e Espírito Santo, realizada neste sábado, 16 de julho, e transmitida ao vivo no site do Sindicato (clique aqui para ver os 33 minutos finais, com a votação). A Conferência teve a participação de 584 bancários, sendo 130 mulheres.

Os nomes dos 10 representantes serão informados pelo Sindicato à Federação dos Bancários RJ-ES nesta segunda feira, 18 de julho. A Conferência Nacional vai definir a pauta de reivindicações dos bancários na campanha salarial 2011, com base em pesquisas semelhantes à que o Sindicato fez em junho (confira os resultados aqui).

Transmissão ao vivo e informações no Twitter e no Facebook

A transmissão ao vivo da Conferência no site do Sindicato foi uma parceria com a Federação dos Bancários dos Estados do Rio e Espírito Santo e com o Sindicato dos Bancários do Município do Rio de Janeiro. Além disso, cada acontecimento foi informado em tempo real no Twitter e no Facebook do Sindicato, com fotos. Veja abaixo slide de imagens do evento, que também estão disponíveis em álbuns no Facebook, no Orkut e no Picasa do Sindicato:

O ginásio do Colégio Plínio Leite, no Centro de Niterói, ficou lotado com bancários dos dois estados, representados por 13 sindicatos. Na abertura do evento, o Hino Nacional foi tocado pelo naipe de metais dos músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira demitidos arbitrariamente pelo maestro Roberto Minczuk, em abril. Em seguida, foi instalada a mesa de abertura da conferência, com a participação de dirigentes de centrais sindicais, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), da Federação dos Bancários RJ/ES e dos sindicatos a ela filiados.

> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.

Também compareceram à conferência e deram total apoio vereadores de São Gonçalo, Rio de Janeiro, Macaé, Nova Friburgo, o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), sindicalistas de outras categorias profissionais – como vigilantes e bombeiros (muito aplaudido) -, técnicos do Dieese e até o presidente da central sindical dos trabalhadores da Tanzânia, Edwin Richards.

Avaliação técnica do Dieese e manifesto em defesa do meio ambiente

A programação incluiu também uma análise de conjuntura nacional feita pelos técnicos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos) Cloviomar Cararine e Carolina Gagliano. Para baixar o slide apresentado por eles, basta clicar aqui e depois em “Download”. O diretor da Federação Edilson Cerqueira (ex-secretário de Saúde do Sindicato de Niterói) e o presidente do Sindicato do Rio fizeram palestra sobre saúde do trabalhador. Houve também um painel sobre correspondentes bancários, a cargo do diretor da Federação Paulo Garcez e do secretário de Organização da Contraf-CUT, Miguel Pereira.

A diretora para questões da Mulher da Federação RJ-ES, Iraciny da Veiga, apresentou o caderno “Construindo a Igualdade de Oportunidades”, e o diretor da Federação Euclides Netto, de Niterói e Região, leu um manifesto em defesa do meio ambiente, com apresentação de slides. As palestras serviram de subsídio para a elaboração das propostas que serão enviadas à Conferência Nacional.