Os bancários dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo aprovaram as propostas que serão encaminhadas à Conferência Nacional dos Bancários, no fim de julho, onde serão aprovados os encaminhamentos para a Campanha Salarial 2014. Em evento realizado em Três Rios, a 16ª Conferência Interestadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro reuniu, ao todo, 509 bancários, sendo 117 mulheres e 392 homens. Além das propostas, foram aprovadas moções de repúdio à criminalização dos movimentos populares e à reestruturação do Banco do Brasil, como também apoio à candidatura à reeleição de Dilma Roussef à Presidência da República.
Os delegados que vão representar a base no evento nacional também foram definidos no evento. A comitiva que representou os bancários de Niterói e região participou do encontro em Três Rios com cerca de 50 bancários. Para a Conferência Nacional, o Seeb-Nit vai enviar nove delegados e três observadores que participarão das discussões com bancários de todo país.
O encontro teve também dois momentos expositivos. O primeiro foi sobre a reestruturação do Banco do Brasil, que vem sendo realizado pelo banco desde 2011 em diversas praças, de forma unilateral, sem discussão com os sindicatos locais. A outra exposição falou sobre a implantação do sistema de mobile banking. A plataforma já está em operação desde 2013 e o potencial de crescimento é muito grande, o que ameaça o emprego bancário.
Entre as propostas aprovadas que serão enviadas à Conferência Nacional, destacam-se:
– Índice de reajuste: inflação + 10 % de aumento real
– Fim das metas
– Continuidade da política de valorização do piso salarial dos bancários
– Extinção dos correspondentes bancários
– Estatização do sistema financeiro
– Fim do fator previdenciário
– Apoiar e organizar a realização do plebiscito popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político
– Apresentação da proposta da classe trabalhadora aos candidatos do campo de esquerda à Presidência da República
– Apoio à candidatura de Dilma Roussef à reeleição
Imprensa Seeb-Nit