Conciliação prossegue no Banco do Brasil

Depois de dois anos suspensa, a Comissão de Conciliação Prévia (CCP) do Banco do Brasil está reaberta para os bancários de Niterói e Região desde junho.

Depois de dois anos suspensa, a Comissão de Conciliação Prévia (CCP) do Banco do Brasil está reaberta para os bancários de Niterói e Região desde junho. A Comissão visa evitar a entrada na Justiça dos funcionários desligados do banco por qualquer motivo – exceto demissão por justa causa – desde 23 de Março de 2009.

O retorno à CCP foi aprovada pelos bancários de Niterói e Região em assembleia no Sindicato dia 29 de abril (leia mais aqui). A decisão acatou orientação da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), entidade nacional da maioria esmagadora dos bancários.

> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.

Apesar dessas orientações favoráveis, a conciliação prévia significa perda de direitos jurídicos e econômicos, o mais importante, talvez. Segundo o novo acordo, a volta da CCP interessa diretamente aos que saíram do Banco do Brasil a partir de julho de 2009, quando a CCP foi suspensa, e aos que sairão do BB até março de 2013, data de vigência do documento.