Os bancários de Niterói e Região aprovaram a continuidade da greve na assembleia desta quarta-feira, dia 29. Com tranquilidade e organização, o 1º dia teve apoio de clientes e usuários.
Os bancários de Niterói e Região aprovaram a continuidade da greve na assembleia desta quarta-feira, dia 29. Com tranquilidade e organização — nenhum tumulto foi registrado e os bancários receberam apoio de clientes e usuários dos bancos. A tendência é o índice de paralisação aumentar a partir do segundo dia, uma vez que os bancos até agora não acenaram com a retomada das negociações.
A próxima assembleia será às 18h de segunda-feira, 4 de outubro, novamente na futura sede do Sindicato, que fica na Rua Evaristo da Veiga, 37, Centro de Niterói, ao lado do Liceu Nilo Peçanha. O incentivo é, por exemplo, a vitória dos bancários do BRB, no Distrito Federal, que logo no primeiro dia de greve conseguiram até 20,9% de reajuste, para os caixas (leia mais aqui).
Com o fechamento de todas as 199 agências existentes Niterói e Região, a adesão foi de 100% nos 16 municípios que compõem a base territorial do Sindicato: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Silva Jardim, Rio Bonito, Casimiro de Abreu, Tanguá, Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, São Pedro d\’Aldeia, Cabo Frio, Armação de Búzios e Rio das Ostras.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
A greve também foi forte em todo o Brasil. No primeiro dia da paralisação, foram fechadas pelo menos 3.864 agências em todas as capitais e inúmeras cidades do interior onde há presença de instituições financeiras, além de centros administrativos de todos os bancos. Esse balanço é ainda parcial. Foi feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) a partir dos dados enviados pelos sindicatos até as 18h desta quarta-feira, 29. Mesmo assim, já é um índice de paralisação superior ao alcançado no primeiro dia da greve do ano passado, quando os bancários fecharam 3.585 agências.
Indignação com a proposta de apenas 4,29%
Essa grande participação na greve mostra a indignação dos trabalhadores com os bancos. Apesar de apresentarem crescimento médio de 32% no lucro líquido do primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, os bancos só ofereceram o índice de inflação de 4,29%, ou seja, zero de aumento real. Nas negociações, os representantes dos bancos rejeitaram todas as demais reivindicações sobre remuneração, saúde e emprego.
Os bancários de Niterói e Região vêm recebendo apoio da sociedade também na Internet. A todo momento surgem novas mensagens de incentivo no Twitter do Sindicato, e o número de seguidores rapidamente superou 300. Mas a audiência chega a quase 3.000 pessoas, porque os seguidores repassam as informações postadas.
No Orkut, o apoio à greve também ganha força, e agora todas as pessoas podem com apenas um clique compartilhar as informações da greve, com os botões abaixo (saiba mais aqui).
Foto: Paulo de Tarso/Feeb RJ-ES