Bancários de toda a América Latina exigem fim das práticas anti-sindicais dos bancos, que agem contra o direito de livre organização dos trabalhadores.
Começa nesta segunda-feira, 14, mais uma Jornada Internacional de Lutas, que mobilizará os bancários da América Latina. Os sindicatos vão às ruas para exigir o fim das práticas anti-sindicais dos bancos multinacionais, que agem contra o direito de livre organização dos trabalhadores ao perseguir e demitir aqueles que se aproximam do movimento sindical, desrespeitando as leis trabalhistas dos países e diversas normas internacionais.
As manifestações começam com os funcionários do Banco do Brasil, na segunda, e mobilizarão também os bancários de BBVA (dia 15), Itaú Unibanco (dia 16), Santander (dia 16), HSBC (dia 17) e da Rede de Bancos Públicos (dia 17).
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
> Acompanhe as notícias do Sindicato no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
A decisão foi tomada durante a 5ª Reunião Conjunta de Redes Sindicais de Bancos Internacionais, cuja segunda etapa foi encerrada no dia 2, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo. O evento reuniu sindicalistas de vários países da América e da Espanha e foi realizado em duas etapas: a primeira em Santiago, no Chile, nos dias 26 e 27 de novembro, reunindo bancários de Itaú Unibanco, HSBC e BBVA. A segunda congregou trabalhadores do Santander, Banco do Brasil e da Rede de Bancos Públicos.
“Os trabalhadores voltam às ruas para mostrar que não aceitam o movimento dos bancos contra o direito de organização sindical. Vamos utilizar todos os meios ao nosso alcance para garantir nossos direitos, intensificando agora o uso de instrumentos internacionais como as denúncias para OIT e a OCDE”, afirma Ricardo Jacques secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT. “Continuamos apostando na abertura de processos de negociação internacionais e na assinatura de acordos marcos globais para preservar os direitos dos bancários”, acrescenta.
Veja o calendário da jornada, aprovado pelos trabalhadores na plenária final do evento:
Segunda – dia 14 – Banco do Brasil
Terça – dia 15 – BBVA
Quarta – dia 16 – Itaú Unibanco e Santander
Quinta – dia 17 – HSBC e Bancos Públicos
Fonte: Contraf-CUT