Representantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) e da direção do Santander se reuniram, nesta terça-feira (16), na sede do banco em São Paulo.
Entre os temas discutidos, o banco apresentou mudanças na gestão de compliance e no Processo Estruturado de Apuração, com destaque para o Canal Aberto Santander, que se destina ao acolhimento de denúncias e à promoção do comportamento “Speak Up” (Falo Abertamente) e proteção ao denunciante.
Também foram levantadas questões sobre saúde mental, bem-estar e risco psicossocial. Entre as ações em destaque estão isenções de coparticipação para exames preventivos de saúde da mulher (Ultrassom e Mamografia da mama e Ultrassom, Vulvoscopia e Colpocitologia no colo uterino); e de saúde do homem (Ultrassom de próstata, PSA e Colonoscopia).
Voltado ao acompanhamento de funcionários com deficiência, o Programa do Seu Jeito fez parte da pauta do encontro. Ele prevê acolhimento, acompanhamento por equipe multidisciplinar e isenção de coparticipação para consultas e exames.
Durante o encontro ficou definido que a mesa sobre Diversidade e Segurança Bancária será realizada no dia 28 de janeiro de 2026. Já no dia 25 de fevereiro está prevista uma reunião específica para tratar da NR-1.
*Fonte: Contraf-CUT