Cinco bancos de São Gonçalo são autuados pelo Procon

Política de demissão dos bancos e redução no número de funcionários provoca sobrecarga de trabalho e consequências no atendimento.

O Procon Estadual realizou ontem mais uma ação para fiscalizar bancos e o atendimento aos correntistas. Durante a Operação Tio Patinhas, os agentes estiveram em agências das zonas norte e oeste do Rio, além de São Gonçalo. Das 18 agências vistoriadas, 17 foram autuadas e serão multadas.

De acordo com a Lei Municipal 5254/11, que determina as obrigações dos bancos nos serviços prestados aos usuários, o tempo máximo de espera nas filas não pode passar de 15 minutos. Porém, esse continua sendo o problema mais encontrado pelos fiscais do Procon nas agências bancárias. O Banco do Brasil da Rua Alfredo Backer, em Alcântara, foi o pior caso entre os dez detectados nesta operação. Os clientes chegaram a esperar 1h30min por atendimento nas filas e, dos 15 assentos preferenciais obrigatórios, a agência disponibilizava apenas nove.

Na Caixa Econômica Federal de Bangu, da Avenida Cônego Vasconcelos, em Bangu, além dos correntistas enfrentarem mais de 40 minutos de espera nas filas, o atendimento prioritário era no segundo andar, com acesso somente por escadas, o que dificultava o acesso de idosos e portadores de deficiência. Apesar de lugar reservado para mangueira e extintor de incêndios, a agência não possuía os equipamentos de segurança. Também faltava, em local visível, informações sobre o horário de funcionamento e a escala de funcionários do banco.

Apenas o Banco do Brasil de Madureira, na rua Carvalho de Souza, não apresentou irregularidades.

Balanço

– Bradesco (Rua Dr. Alfredo Backer, 759, Alcântara): Espera de mais de uma hora na fila, apenas quatros assentos preferenciais e ausência de cartaz “Na forma da lei”.

– Itaú (Rua Dr. Alfredo Backer, 536, Alcântara): Ausência de assentos prioritários, sem diferença entre as senhas (prioridade ou não).

– Caixa Econômica Federal (Rua Dr. Alfredo Backer, 536, Alcântara): Tempo de espera de 38 minutos, apenas oito assentos preferenciais.

– Banco do Brasil (Rua Alfredo Backer, 536, Alcântara): Apenas nove assentos preferenciais, espera na fila de 1h30min.

– Bradesco (Avenida Maricá, 180, São Gonçalo): Apenas um assento preferencial, tempo de espera de 40 minutos na fila.

Fonte: Jornal A Tribuna Niterói


> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.