Centrais sindicais farão protesto contra juros altos nesta terça-feira (30)

Estão programadas diversas manifestações para esta terça-feira (30), com a participação da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Central Única dos Trabalhadores e demais centrais sindicais de todo o país.

A mobilização será feita também nas redes sociais através de tuitaço, das 11h às 12h, com a hashtag #MenosJurosMaisEmpregos.

Os protestos serão contra a taxa de juros praticada pelo Banco Central (BC) e ocorrerão no primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), órgão colegiado do BC responsável pela definição da taxa básica de juros da economia brasileira (Selic).

Segundo a presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT, Juvandia Moreira, a Selic alta, além de aumentar a dívida do governo com os títulos públicos, torna o crédito mais caro aos setores produtivos, que deixam de investir e, portanto, gerar empregos.

“A Selic elevada também induz ao aumento dos juros bancários, impactando no aumento da dívida das famílias. É um ciclo inaceitável!”, explica Juvandia.

 

*Fonte: Contraf-CUT