Propostas de teletrabalho são debatidas na primeira mesa de negociação

 

 

Aconteceu nesta terça (04) a primeira mesa de negociações da Campanha Nacional dos Bancários. Em discussão estava o teletrabalho, modalidade que ganhou força por conta da pandemia do novo Coronavírus, mas que tem levado uma série de problemas para os trabalhadores.

 

A categoria apresentou uma proposta específica para o tema, elaborada com base em uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT) em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Foi reivindicado que haja uma cláusula nova na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria regulamentando home office. 

 

Na pesquisa, os bancários apresentaram reclamações como trabalho além da jornada sem recebimento de horas extras ou inclusão em banco de horas; aumento de gastos com supermercado e energia elétrica; falta de espaço em casa para exercer as tarefas do banco; problemas para conciliar o trabalho com os afazeres domésticos (principalmente entre as bancárias que têm filhos); falta de equipamentos adequados e de móveis com ergonometria adequada.

 

O Comando Nacional dos Bancários, na negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), apresentou proposta de cláusula de Teletrabalho, com ressarcimento de custos e cuidados com a saúde e a carreira. Os trabalhadores querem, em sua maioria, um regime misto, presencial e home office.

 

“O home office na pandemia de coronavírus é fundamental para a segurança dos trabalhadores e suas famílias. Ele deve seguir regras, com respeito à jornada, à remuneração e todos os demais direitos da CCT”, explanou Ivone Silva, coordenadora do Comando Nacional dos Bancários. 

 

Durante a discussão, a Fenaban disse já ter conversado com as instituições bancárias e que não era de interesse dos filiados tratar dessa questão durante a Campanha, já que seria algo relativo a cada banco individualmente. Ainda assim, o representante das empresas vai apresentar novamente essa questão aos banqueiros e trará mais informações em novas reuniões.

 

Clique aqui e confira qual foi a proposta apresentada pelo Comando Nacional dos Bancários.

 

Todas as informações da Campanha Salarial dos Bancários 2020 você poderá acompanhar nas redes oficiais do Sindicato dos Bancários de Niterói e Região:

• Facebook: fb.com/bancariosnit
• Instagram: @bancariosnit
• Twitter: @bancariosnit