Sindicalistas protestam e grupo teatral satiriza a exploração dos bancários em oito agências
Cumprindo o calendário interestadual da campanha contra as demissões nos bancos privados, o Sindicato dos Bancários de Niterói e Região esteve quinta-feira, dia 7, em oito agências do Centro de Niterói: três do Bradesco, duas do Unibanco, uma do Itaú, uma do ABN-Real e uma do Sudameris.
Os sindicalistas fizeram manifestações nas portas dos bancos e distribuíram cartas à população, denunciando o crescimento do lucro médio dos bancos nos últimos dez anos (126%, passando de R$ 9,6 bilhões para R$ 21,7 bilhões) e o aumento das demissões de bancários no mesmo período (29% da categoria ou 166 mil dispensas).
A seguir, no interior das agências, os sindicalistas denunciaram a situação aos clientes e usuários que sofriam nas enormes filas e a Companhia Emergência Teatral (foto) encenou um esquete satirizando a sede de demissões dos banqueiros.
A campanha interestadual foi aberta oficialmente na base da Federação do Estado do Rio e do Espírito Santo, na terça-feira, dia 5, na porta da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).
A campanha contra as demissões promete esquentar na próxima semana, com paralisações parciais em agências onde ocorreram dispensa de bancários.
“Mais uma vez, nosso Sindicato e nossa Federação dão o ponta-pé inicial na mobilização. Esperamos que nossa ação sensibilize outras entidades, fortalecendo a campanha e barrando essas demissões abusivas, que desrespeitam os bancários, os clientes e os usuários”, comentou Jorge Antonio (HSBC), presidente do Sindicato.