Caixa: sistema falha e prejudica empregados

 

Em reunião de negociação, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal solicitou que o banco retire as penalidades impostas devido a um reprocessamento dos resultados de poupanças NSGD.

 

“Faltando três dias para o fechamento, o banco descobriu um erro no processamento do resultado das poupanças NSGD, de 40 dias atrás. Determinou o reprocessamento e isso fez com que várias agências e superintendências regionais perdessem até 10 pontos no ‘Conquiste’”, disse a coordenadora da CEE, Fabiana Uehara Proscholdt.

 

De acordo com a Comissão, que representa os empregados, as falhas no sistema são frequentes no banco. Diversas reclamações já foram feitas, além dos pedidos de investimentos na área para evitar prejuízos no trabalho e na avaliação dos empregados.

 

Segundo Fabiana, é necessário um sistema confiável de mensuração.

 

“Não é possível fazer planejamento com reprocessamento ocorrendo constantemente. Como foi o caso do prestamista no final de março, com reprocessamento no final do trimestre seguinte. Trabalhamos por dois meses com indicadores errados em negócios sustentáveis. Isso gera estresse, adoecimento e perdas, para os trabalhadores, para o banco e, principalmente, para a sociedade”, ressaltou a coordenadora.

 

A coordenadora disse ainda que estão transformando o “Conquiste” em “Você que lute”.

 

“Tem muita gente sendo muito prejudicada por um erro do banco. Se o erro foi do banco, não deveria haver impactos nos resultados das unidades da rede. E é isso o que estamos reivindicando”, afirmou Fabiana Proscholdt.