Caixa levará cartões de débito aos beneficiários de programas sociais

 

A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, anunciou nesta terça-feira (7) que os beneficiários de programas sociais do governo federal, como Bolsa Família e seguro-defeso para pescadores, terão cartões com a função débito. Os cartões usados, atualmente, são apenas para saque.  

 

Os primeiros contemplados serão os povos originários, começando pelos que vivem no Amazonas e em Roraima. Ainda não há prazo para a mudança, mas Maria Rita Serrano afirmou que serão emitidos 50 mil cartões para a região, com o objetivo de facilitar o atendimento.

 

Outros beneficiários também serão gradativamente contemplados com a mudança. Segundo a presidente da Caixa, serão 220 mil cartões para “os atendidos pelo seguro-defeso esse mês, até chegar o novo cartão Bolsa Família”.

 

Os novos cartões serão emitidos, de graça, pela Caixa.

 

“A modificação para se chegar rapidamente aos ianomâmis e outras comunidades, o cartão com chip, dá a alternativa de se dirigir a uma unidade da Caixa, ou credenciada, sendo possível fazer o pagamento no modelo débito”, afirmou Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

 

Atualmente, quando precisam pagar uma conta de consumo ou uma compra em farmácia, loja ou supermercado, os beneficiários de programas sociais, que têm poupanças sociais digitais da Caixa, utilizam o aplicativo Caixa Tem, gerando um cartão de crédito virtual ou usando o QR Code.

 

Bancarização dos indígenas

 

Segundo o  Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o cronograma de pagamento do novo Bolsa Família será modificado para os povos originários.

 

“Os indígenas chegam e esperam dias, em locais às vezes inadequados e a custo elevado. Então, vamos criar uma regra que permita, com antecipação de recursos para a Caixa, um planejamento, a partir de cada unidade, de cada agência, esse pagamento”, informou o ministro Wellington Dias.

 

A Caixa garantirá a presença de tradutores para os diversos idiomas falados nas comunidades indígenas, a fim de ajudar no processo de bancarização. O Caminhão da Caixa, que presta os mesmos serviços de uma agência de forma itinerante, começa a atuar nesta quinta-feira (dia 9), a partir de Bonfim, em Roraima.

 

O município também receberá uma agência do banco, em março. Outra unidade da Caixa e uma casa lotérica serão instaladas em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, até junho. Segundo o ministério, as ações irão beneficiar 10 mil famílias indígenas de sete municípios de Roraima e outras 20 mil de oito municípios amazonenses.