Termina, nesta sexta-feira (27) às 18h, a consulta sobre a proposta de equacionamento dos déficits do plano REG/Replan Saldado da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), entidade responsável pela administração dos planos de previdência das empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal.
Podem votar os participantes ativos, aposentados e pensionistas, maiores de 18 anos e com situação ativa no plano.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) recomenda que todos leiam, atentamente, os prós e contras da proposta e deem sua opinião.
A consulta resume-se a seguinte pergunta que deve ser respondida com “Sim” ou “Não”:
“Você concorda com a implementação das medidas propostas pela Funcef, tendo por base o Relatório do GT Caixa e Funcef, para redução (estimada) de 43% no valor das contribuições extraordinárias mensais do equacionamento do REG/Replan Saldado?”
De acordo com a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), houve avanços na proposta original, após pressão das entidades de representação sindical das empregadas e empregados.
Mas a entidade ressalta que a única certeza da proposta é que haverá corte de direitos. A Fenae lembra que existem alternativas que não prejudicam os trabalhadores e aposentados da Caixa.
Por outro lado, a Funcef afirma que a proposta atual traz uma redução estimada em 43% nos valores das contribuições extraordinárias mensais pagas atualmente pelos participantes ativos, pensionistas e aposentados do plano. A entidade ressalta que validará o resultado da pesquisa se pelo menos 25% dos participantes do plano (13.418 votantes) derem sua opinião.
*Fonte: Contraf-CUT