Diversidade, segmentação, fechamento de unidades, emprego e condições de trabalho foram os temas debatidos na reunião entre a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco e a direção do banco, nesta terça-feira (6).
A COE manifestou sua preocupação com o emprego e o encerramento de unidades de atendimento, como agências, postos avançados (PAs) e unidades de negócios.
Segundo os representantes dos trabalhadores, já existem municípios onde o Bradesco não tem mais ponto de atendimento.
A justificativa do banco é que passa por um processo de recuperação e redimensionamento de estruturas, impulsionado pela evolução tecnológica.
O banco também informou que apenas 2% das transações são realizadas de forma presencial e que não abandonou os clientes de menor renda, mas que o modelo de atendimento está em constante transformação.
De acordo com o banco, a nova segmentação vai gerar 3.200 novas vagas no Principal, sendo 2 mil para cargos de gerência, e 600 novos postos no Massificado.
A campanha de incentivo ao uso dos canais digitais foi questionada pela COE, que denunciou que em alguns locais, gestores estariam deixando caixas eletrônicos (BDNs) indisponíveis, atrasando o conserto dos equipamentos, deixando-os artificialmente inoperantes.
O Bradesco respondeu afirmando que a campanha é para sensibilização e que não existe impedimento para saques em espécie, mas que irá revisar os casos relatados.
Erica de Oliveira, coordenadora da COE, ressaltou que a defesa do emprego é prioridade para o movimento sindical.
*Fonte: Contraf-CUT