A parcela de fevereiro do Bolsa Família começou a ser paga nesta segunda-feira (13) pela Caixa Econômica Federal, com valor médio de a R$ 614,21 por família. Recebem nesta segunda-feira os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1. O pagamento será interrompido durante o Carnaval, voltando a ser realizado na Quarta-feira de Cinzas (22).
O adicional de R$ 150 para famílias com crianças de até 6 anos ainda não começou. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o valor extra só começará a ser pago em março, após o governo fazer um pente-fino no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), para eliminar fraudes.
Ainda este mês, a pasta deve apresentar A proposta de um novo Bolsa Família, com foco na integração com o Sistema Único de Assistência Social e na atualização do CadÚnico deve ser apresentada pela pasta ainda em fevereiro.
De acordo com o governo, os beneficiários do Bolsa Família não precisam trocar ou atualizar os cartões para receber o valor deste mês. Valem os cartões do Auxílio Brasil, nome adotado pelo governo anterior, tanto para saques quanto para movimentações.
Quem quiser consultar a situação do benefício, basta acessar a conta pelo aplicativo Auxílio Brasil, pelo aplicativo Caixa Tem ou ligar para o Atendimento Caixa por meio do telefone 111. Em caso de dúvidas, o beneficiário pode entrar em contato com o Ministério do Desenvolvimento Social pelo telefone 121.
Confira a tabela com as datas do pagamento
Final NIS Data de pagamento
1 13
2 14
3 15
4 16
5 17
6 22
7 23
8 24
9 27
0 28
Auxílio Gás
Neste mês, também haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias cadastradas no CadÚnico. Como o benefício só é pago a cada dois meses, o próximo pagamento será realizado em abril.
Só recebe o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico ou famílias com pelo menos um membro que more na mesma casa e receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência de receber o benefício, assim como mulheres vítimas de violência doméstica. O valor do Auxílio Gás equivalente a 100% do custo médio do botijão de 13 quilos.
*Com informações da Agência Brasil e CUT Nacional