Veja as pautas específicas dos dois bancos públicos que foram definidas em congressos nacionais neste fim de semana, em São Paulo, com participação de bancários de Niterói e Região.
Neste domingo, 10 de julho, os 338 delegados presentes ao 22º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil e os 417 participantes do 27º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal aprovaram nas plenárias finais, em São Paulo, as pautas específicas que serão apresentadas aos dois bancos federais na Campanha dos Bancários de 2011. A pauta geral de reivindicações da categoria, que inclui o índice de reajuste salarial, será definida pela Conferência Nacional dos Bancários marcada para os dias 29 a 31 de julho, também em São Paulo.
No congresso do Banco do Brasil, os bancários de Niterói e Região foram representados por Marcelo Quaresma (agência Niterói), André Marins (agência Alcântara) e Rigel Pereira (agência Araruama). Para o Congresso da Caixa Econômica, representaram Niterói e Região Ivan Cardoso e Antônio Roberto como delegados e mais dois bancários como observadores: Fabio Rangel e Roney Pinto. Os sete representantes foram eleitros nos Encontros Estaduais dos dois bancos públicos, em junho.
> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
Plauta do BB inclui fim das terceirizações
No Banco do Brasil, a pauta inclui melhorias no Plano de Cargos Comissionados e no Plano de Cargos e Remuneração, fim de voto minerva da Previ, fim imediato das terceirizações
e dos correspondentes bancários, intensificação do combate ao assédio moral e metas abusivas, combate ao descomissionamento, fim do fator previdenciário e reforçar o caráter público do BB para ampliar o crédito produtivo sem discriminar os clientes de baixa renda.
Outras reivindicações definidas para o Banco do Brasil foram foram a redução da Parcela Previ do Plano 1 e redução da PP no benefício de risco do Previ Futuro, volta da consulta ao corpo social, resgate da contribuição patronal do Previ Futuro, aumento do teto de benefícios para 100% da remuneração da ativa e aumento do valor do benefício mínimo. Os delegados também decidiram denunciar o BB à OIT por maus tratos aos funcionários e discriminação aos bancários incorporados, reivindicar a suspensão do projeto BB 2.0 e do modelo de agências complementares.
Empregados da Caixa querem isonomia e melhorias no saúde Caixa
Na Caixa Econômica, os eixos definidos para a campanha específica dos empregados da Caixa foram a isonomia, a recomposição do poder de compra dos salários, melhorias no Saúde Caixa, pagamento do ticket e cesta-alimentação para todos os aposentados e pensionistas e o fim da discriminação aos empregados do REG/Replan não saldado.
A plenária final da Caixa também aprovou a campanha unificada (mesa única da Federação Nacional dos Bancários – Fenaban e negociações específicas concomitantes) e a manutenção da atual formação da CEE Caixa, composta por um representante da Contraf-CUT, um representante de cada federação e um aposentado indicado pela Fenacef.
Foto: Jailton Garcia/Contraf-CUT