Na próxima quarta-feira, iniciando a mobilização pelo novo Plano de Carreira, Cargos e Salários, o Sindicato orienta que todos os funcionários de Niterói e Região trabalhem com, pelo menos, uma camisa ou uma blusa verde, na esperança de um PCCS digno.
Em dezembro, em São Paulo, uma Plenária Nacional de funcionários do Banco do Brasil, que teve Marcelo Quaresma representando Niterói e Região, definiu as premissas para as negociações entre a Comissão de Empresa do Funcionalismo do BB e a direção do banco sobre o novo Plano de Carreira, Cargos e Salários, que, segundo acordo firmado na Campanha Salarial 2009, deverá ser implantado no 2º semestre de 2010.
Além disso, os cerca de 100 funcionários presentes decidiram que, até a finalização de um acordo sobre o novo PCCS, em todos os dias 20, os sindicatos de todo o País devem orientar os funcionários do Banco do Brasil de suas bases a realizarem manifestações em favor de um novo Plano de Carreira, Cargos e Salários digno.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
> Acompanhe as notícias do Sindicato no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
Em Niterói e Região, a primeira orientação é a de que no próximo dia 20, quarta-feira, todos os funcionários do BB trabalhem com, pelo menos, um traje verde, de preferência uma camisa ou blusa, explicando aos clientes e usuários que a manifestação é o início da mobilização por um novo PCCS digno.
Segundo os funcionários que debateram as premissas sobre um novo Plano de Carreira, Cargos e Salários digno, na Federação RJ-ES (Rio) e na Contraf-CUT (São Paulo), entre as principais reivindicações estão Piso do Dieese, ampliação dos interstícios, retorno do anuênio, fim da lateralidade, retorno das substituições, ascensão na carreira por qualificação e tempo de serviço, melhor critério de comissionamento, jornada de seis horas, 7ª e 8ª hora extras para todos, fim do trabalho na 9ª e 10ª hora, aumento da comissão dos caixas e isonomia plena entre todos os funcionários (pré-1998, pós-98 e de bancos incorporados).
Além disso, o Sindicato iniciará uma série de reuniões nas agências, já autorizadas pela Gerev Niterói e coordenada por Quaresma, para explicar melhor as idéias sobre o novo PCCS, tirar dúvidas e colher sugestões. Uma delas já surgiu em Niterói e Região, a de que o tempo de serviço e a carreira dos que deixaram o Banco do Brasil em planos de demissão voluntária e retornaram ao BB, sejam considerados nos dois períodos nas concorrências de transferências e comissionamentos. Hoje, considera-se apenas o período do retorno, esquecendo-se toda a experiência e qualificação da primeira passagem no banco.
O calendário de reuniões está definido somente em janeiro.
Veja se sua agência foi contemplada e organize sua agenda para poder participar.
20/1 – 10 horas – Casemiro de Abreu.
20/1 – 17 horas* – Armação dos Búzios.
21/1 – 10 horas – Rio das Ostras.
21/1 – 17 horas* – Bairro São Cristóvão.
22/1 – 10 horas – São Pedro da Aldeia.
27/1 – 10 horas – Cabo Frio.
27/1 – 17 horas* – Arraial do Cabo.
28/1 – 10 horas – Araruama.
28/1 – 17 horas* – Iguaba Grande.
29/1 – 10 horas – Bacaxá.
(*) O horário de 17 horas é uma previsão. A reunião começará quando sair da agência o último cliente ou usuário