Bancos poderão funcionar normalmente entre 26/03 e 04/04

 

O decreto com a adoção de novas medidas restritivas em Niterói e que prevê o fechamento das atividades não essenciais não valerá para o setor financeiro. O anúncio foi realizado durante entrevista coletiva conjunta dos prefeitos de Niterói, Axel Grael, e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

 

O texto prevê a permissão de funcionamento para estabelecimentos bancários e lotéricos, instituições de crédito, seguro, capitalização, comércio e administração de valores imobiliários e serviço postal. Além dos serviços financeiros, apenas atividades consideradas essenciais poderão manter o atendimento ao público entre 26/03 e 04/04.

 

A ideia é diminuir a circulação do Coronavírus. A decisão foi tomada após reunião conjunta dos representantes dos Comitê Científico de Niterói e do Rio de Janeiro com os prefeitos Axel Grael e Eduardo Paes. “Neste momento, registramos o período mais crítico da trajetória da pandemia. Desde a quinta-feira passada tive reuniões com o prefeito Eduardo Paes sobre a situação nas cidades. Nós entendemos que estas medidas são necessárias neste momento para salvar vidas”, pontuou Axel Grael.

 

“Todas essas decisões seguem a orientação do Comitê Científico. Também recebemos um documento do sindicato dos hospitais particulares da cidade que reforça as orientações do Comitê”, completou o prefeito de Niterói.

 

Segundo o secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, as taxas nas últimas semanas mostram a necessidade de adoção de medidas mais duras. “Estamos falando da segunda maior Região Metropolitana do Brasil. Nas últimas semanas, pela taxa de crescimento de novos casos e, depois, a gente percebeu uma pressão importante na taxa de crescimento de internados com pacientes em UTI. A taxa segue padrões que nos preocupam muito comparados à primeira onda da doença. Neste momento, a taxa de crescimento do número de internações é alta, e junto com especialistas foi necessário adotar medidas mais duras para a proteção da vida”, destacou.

 

Vale lembrar que, apesar da permissão de funcionamento, todas as medidas de biossegurança devem permanecer sendo adotadas.

 

O Sindicato dos Bancários de Niterói e região acredita que as medidas restritivas deveriam ser aplicadas também para os estabelecimentos bancários. Os trabalhadores do ramo bancário também tem grande exposição ao Coronavírus, já que estão na linha de frente do atendimento ao público. O movimento sindical apoia que as restrições também tenham validade também para a categoria bancária, a fim de preservar a saúde de todos os funcionários.