Pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) entre 17 e 21/12 apontam que os bancos acreditam que deve haver expansão de 7% no crédito em 2021. Operações com recursos livres devem catalisar esse aumento. Essa é uma projeção mais otimista do que a realizada no mês anterior, quando a perspectiva era 0,2% menor.
Para 2021, a expectativa captada pela pesquisa é de aumento de 9,6% no estoque de operações com recursos livres e de 3,4% nas linhas com recursos direcionados. As projeções indicam crescimento de 14,7% no crédito com recursos livres e de 12,2% nos recursos direcionados em 2020.
“Em 2020, o crédito foi o grande muro de contenção para evitar o colapso da economia e a pesquisa confirma que em 2021 as concessões tendem a continuar estimulando a atividade”, disse, por meio de nota, o presidente da Febraban, Isaac Sidney.
No ano passado, a previsão do saldo de operações de crédito previsto pelos bancos avançou 13,7%. No mês anterior, a projeção era de 11,8%. O crescimento foi liderado pelas linhas com recursos direcionados, refletindo as modalidades de empréstimos para as empresas atravessarem a crise e a forte demanda por crédito imobiliário.
A pesquisa é feita a cada 45 dias com instituições financeiras, logo após a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Executivos de 16 bancos participaram da pesquisa de dezembro.