Sindicalistas não-governistas indicam Marcelo Quaresma (foto) para concorrer ao cargo de conselheiro fiscal
O Sindicato dos Bancários de Niterói e Região, mais uma vez foi reconhecido nacionalmente.
Desta vez, federações e sindicatos, reunidos para a formação de uma chapa para concorrer na eleição da Caixa de Previdência do Banco do Brasil (Previ-BB), aceitaram a indicação da Federação do Rio de Janeiro para o cargo de conselheiro fiscal: Marcelo Quaresma, nosso diretor de Imprensa e Comunicação.
A Chapa 7, pela qual Quaresma concorre, é fruto da unidade de várias federações e sindicatos contrários ao excesso de subserviência da atual diretoria, leia-se Chapa 1, ao governo Lula, o que significou poucos avanços em várias pendências históricas da Previ por essa gestão.
Uma delas foi o não restabelecimento do Estatuto de 1997, deixando os antigos associados na condição de participantes, sem direito a voto.
Outra pendência foi a não-extinção da Parcela Previ (PP), um redutor de aposentadorias.
Mais recentemente, a questão da opção pela redução das contribuições que, a curto prazo, agrada a maioria do funcionalismo, longe da aposentadoria, mas que não garante direitos permanentes, como seria o caso da melhoria dos benefícios. Além disso, a redução das contribuições, não muito significativa para o funcionalismo, favorece muito o patrocinador, o banco, que contribui menos com a Previ.
Opinião
‘A Chapa 7: Dignidade e Coerência’ (Marcelo Quaresma)
“A Chapa 7 reúne sindicalistas de várias correntes que, apesar de lutarem e pelos avanços do atual governo e da Previ, são críticos aos dois pela timidez na defesa dos trabalhadores e pelo envolvimento no Valerioduto.
Formamos um grupo que pretende avançar no País e na Previ. Na ética e no bolso.
Não estamos envolvidos em escândalos e sempre lutamos. Por isso, somos a “Dignidade e Coerência”. Além disso, estranhamos que cinco chapas se autoproclamem distantes do movimento sindical. De onde elas acham que a Previ nasceu? De onde elas acham que vieram essas eleições? Onde elas estavam no Militarismo e nos governo Collor e FHC? Por que não se candidataram naquela época?
Vote em quem sempre mostrou a cara. Vote na Chapa 7.”