Itaú alega que não está praticando demissões em massa e que não há redução do quadro de funcionários.
Durante reunião realizada com a Diretoria de Recursos Humanos do Itaú, em São Paulo, na última sexta-feira, 3, o banco se comprometeu com o presidente do Sindicato dos Bancários de Niterói e regiões, Fabiano Júnior, a se pronunciar oficialmente sobre as demissões.
De acordo com Fabiano Júnior, os diretores alegaram que o Itaú não está praticando demissões em massa e que não há redução do quadro de funcionários.
A data para o pronunciamento do banco é na próxima sexta-feira, 10 de fevereiro, onde a diretoria tentará justificar o grande número de dispensas praticadas pela instituição nos últimos meses.
O convite para ir até São Paulo ao presidente do Seeb-Niterói só aconteceu após o Sindicato realizar uma grande manifestação em protesto contra as demissões sem justificativas. Nos dias 25 e 26 de janeiro, Niterói e São Gonçalo tiveram cerca de 30 agências bancárias paralisadas. O movimento teve a simpatia dos clientes e adesão de funcionários que trabalham sob forte pressão psicológica e tensão pelas metas abusivas impostas pelo banco.
O Itaú não perdoou e nem avaliou histórico de nenhum dos funcionários demitidos. Dentre esses, bancários com LER – Lesão por Esforço Repetitivo, funcionária grávida, inscritos por PNE e trabalhadores com mais de 28 anos dedicados à instituição perderam seus empregos.
Diante do fato e da intransigência do Itaú, o Sindicato de Niterói iniciou uma série de manifestos. O departamento jurídico e a secretaria de saúde intensificaram o trabalho para garantir os direitos dos trabalhadores.
Da redação do Seeb-Niterói
Follow @bancariosnit
> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.