Bancários propõem lei para ampliar segurança em agências

Legislação federal sobre o tema deverá ser atualizada e ampliada com a criação de um estatuto de segurança privada, mas já existem leis municipais com mecanismos de proteção.

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e região Metropolitana (Sindbancários) se reuniu na manhã desta quarta-feira com autoridades da área de Segurança Pública do Estado no Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Urbana, na Capital. O encontro discutiu um projeto de lei estadual para coibir assaltos a bancos gaúchos.

O secretário de imprensa da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), Ademir Wiederkehr, que participa do encontro, explica que a proposta visa garantir mais segurança para os funcionários e clientes de bancos, que estão sujeitos constantemente a ações violentas. Ele cita o grande número de ataques, entre assaltos, arrombamentos e explosões a caixas eletrônicos: Em 2011, 49 pessoas morreram em todo o País, vítimas de assaltos, sendo quatro no Rio Grande do Sul.

Conforme o secretário, a legislação federal sobre o tema deverá ser atualizada e ampliada com a criação de um estatuto de segurança privada, mas já existem leis municipais com mecanismos de proteção. O objetivo é propor uma lei estadual para que sejam ampliados os equipamentos de proteção contra assaltos em agências, como portas de segurança com detector de metais antes do autoatendimento; câmeras internas e externas para monitoramento em tempo real; vidros blindados nas fachadas; biombos entre a fila de espera e os caixas; assim como entre os caixas, para que haja privacidade nas operações e os clientes não sejam vítimas das “saidinhas de banco”.

Em Porto Alegre, existe uma lei que exige a colocação de vidros blindados nas fachadas dos bancos, mas Wiederkehr afirma desconhecer alguma instituição que tenha instalado esse tipo de proteção. Ele pede que a Prefeitura fiscalize os locais, a fim de garantir que seja cumprida a legislação. Além disso, os representantes dos trabalhadores solicitam melhorias na segurança pública, com mais policiais e viaturas nas ruas, totalizando um conjunto de medidas que visam melhorar a segurança da população para frequentar os bancos.

Fonte: Rádio Guaíba


> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.