Bancários de todo o país se mobilizam nesta quinta-feira (15) em mais um Dia Nacional de Luta. A categoria quer pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para que apresente uma proposta global justa para a categoria.
A próxima reunião de negociação para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho será dia 20 de agosto, próxima terça-feira.
Os bancários reivindicam a reposição da inflação do período mais 5% de aumento real nos salários e demais verbas remuneratórias, aumento dos tíquetes refeição e alimentação e da PLR, além de melhores condições de trabalho e saúde.
Após o último encontro, sem resposta satisfatória por parte da representação dos bancos, a coordenadora do Comando e presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, declarou:
“Nossa expectativa é que tivessem apresentado uma proposta completa, diante de todas as informações que trouxemos nas mesas anteriores, defendidas com dados sobre a realidade do setor e a capacidade dos bancos, que é o setor com maior geração de lucros no país”.
Além das cláusulas econômicas, sociais e de saúde, os trabalhadores querem garantia de emprego e dos direitos conquistados; retorno da homologação nos sindicatos; qualificação e requalificação profissional, sobretudo diante da revolução tecnológica; indenização adicional em caso de demissão;
garantias para mães e pais de PCDs, quando necessitarem acompanhar filhos nos atendimentos médicos e educacionais; e segurança nos ambientes físicos e digitais do sistema financeiro.
*Fonte: Contraf-CUT